O comportamento infantil diz respeito à forma como a criança se expressa perante os vários estímulos do meio. O comportamento infantil tem vindo a ser motivo de estudo desde há muito tempo, principalmente devido aos problemas que ocorrem a esse nível, em alguns casos específicos. O comportamento infantil desajustado começa a ser alvo de atenção e preocupação quando se traduz em problemas de aprendizagem e linguagem inapropriada cuja causa não se observa em sinais orgânicos ou psíquicos, pelo que acabam por ser explicados através de dificuldades emocionais, cognitivos ou de linguagem, que levam à necessidade de procurar ajuda. Habitualmente as situações que suscitam mais preocupação, tanto pela observação dos estudos como do ponto de vista educacional, são as de comportamento desajustado moderado a severo, frequentemente vista em crianças que estão na fase pré-escolar e que, mais tarde, se agravam, na idade escolar. Um comportamento desajustado surge como forma de resposta ao meio e pode ser a única resposta que a criança tem porque não desenvolveu a competência necessária à resposta mais adequada. Tem sempre uma história associada a ele, através da qual podemos analisar a sua origem, pelo que é importante perceber a mesma para entender o porquê de um comportamento desajustado.

 

Assim sendo, convidamos Ana Rodrigues para connosco partilhar o seu conhecimento e experiência num encontro que ocorrerá no dia 9 de Março  entre as 10h e as 12:30 na Clínica da Educação em Palmela.

Objectivos:

  • Compreender o comportamento infantil
  • Identificar problemas de desenvolvimento causadores de comportamentos disruptivos
  • Conhecer estratégias de actuação parental e profissional
– Inscrição nesta formação – 15€

Ana Nascimento Rodrigues – Doutorada em Educação Especial; Licenciada e Mestre em Educação Especial e Reabilitação; frequência do 5º ano de Psicologia Clínica – área cognitivo-comportamental e integrativa (realizou estágio curricular em psicologia clínica- vertente de crianças e adolescentes no serviço de atendimento à comunidade da faculdade de psicologia da Universidade de Lisboa em 2012-2013). Doutoramento desenvolvido no domínio da Avaliação e Diagnóstico da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (adiante PHDA). Actualmente Coordenadora do curso de 1º ciclo em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa.

Curso de Formação Avançada em Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção pela Universidade de Harvard em 2001; Curso Básico de Treino Parental no Programa Anos Incríveis no País de Gales e Portugal. Actualmente, e desde 1990, é docente da Faculdade de Motricidade Humana, leccionando nos cursos de Licenciatura e Mestrado em Educação Especial, Reabilitação Psicomotora e Mestrado em Desenvolvimento da Criança. Lecciona também na Unidade Curricular de Áreas de Aplicação da Psicologia Educacional, do 4º ano do mestrado Integrado em Psicologia.

Foi, entre 2004 e 2012, coordenadora do núcleo de PHDA e outras perturbações do comportamento do Cadin; entre 2000 e 2006 coordenadora da equipa clínica do EICHO (Espaço de Intervenção para a Criança Hiperactiva); Foi membro da Direcção do Centro Doutor João dos Santos a Casa da Praia.

É técnica de Educação Especial e Reabilitação desde 1989, tendo exercido actividade clínica em diversas clínicas privadas e exercendo actualmente no Pin-Progresso Infantil. É orientadora de estágios em Educação Especial e Reabilitação Psicomotora desde 1991 em diferentes contextos desde a Saúde à Educação. Experiência na área da intervenção comunitária, em especial no desenvolvimento de programas de treino de competências pessoais e sociais para a prevenção do desajustamento comportamental. Foi investigador responsável e investigador em projectos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia na área da PHDA e Perturbações do Comportamento na infância. É formadora acreditada pelo Conselho Cientifico de Formação Contínua tendo experiência na formação de professores e educadores na área dos problemas de comportamento e educação especial.

Prémios Científicos – Prémio Doutor João dos Santos atribuído pela Associação de Psiquiatria da Infância  e Adolescência em 2004 pela apresentação do trabalho intitulado “Avaliação da Hiperactividade e Défice de Atenção em Portugal” no Congresso sobre o mesmo tema decorrente em Braga no ano de 2004.

Autora do Livro: “Mais Forte do que Eu! – Hiperactividade e Défice de Atenção. Causas, consequências e soluções” – Um guia para Pais e Professores de Ana Rodrigues e Nuno Lobo Antunes. Publicado pela Lua de Papel em Maio 2014.

Interesses na área da PHDA e perturbações do comportamento na infância e adolescência, nomeadamente na avaliação e diagnóstico e em programas de intervenção clínica, parental e escolar.

botao-inscricao-011-300x78