As Neurociências, em particular os estudos de António Damásio, têm vindo a confirmar consistentemente o papel chave que os fenómenos emocionais desempenham na actividade cognitiva humana, nomeadamente no que se refere a actividades de percepção, atenção, planeamento, raciocínio, aprendizagem, memória e tomada de decisão. A emoção é actualmente entendida como uma importante componente da aprendizagem, as emoções, o pensamento e a aprendizagem estão todos  ligados. Além disso, as emoções são vistas também como as nossas personalidades e ajudam-nos na maioria das nossas tomadas de posição, o que leva a que estas se tornem uma fonte crítica de informações para a aprendizagem.
O DUA – Desenho Universal para a Aprendizagem acarreta consigo uma componente emocional em que os profissionais de educação  devem ter em conta. Tem a questão da rede de conhecimento (o quê na aprendizagem), a rede estratégica (o como na aprendizagem) e a rede afetiva (o porquê na aprendizagem). É nesta vertente que este encontro se materializa. Pela importância das emoções na aprendizagem e de que forma, com estratégias e casos práticos, podem profissionais de educação englobar as emoções nas suas práticas.

Assim sendo, convidamos Susana Cheis para connosco partilhar o seu conhecimento e experiência num encontro que ocorrerá no dia 16 de Fevereiro 2019  entre as 10h00-12h30 na Clínica da Educação em Palmela.

Objetivos
* O impacto das emoções positivas na aprendizagem
*Conhecer estratégias parentais e profissionais de intervenção
*Compreender a operacionalização das emoções no Desenho Universal para a Aprendizagem

Susana Cheis é Psicóloga, apaixonada pelas questões da infância, da educação e da parentalidade. É formadora na área do Desenvolvimento Pessoal e da Inteligência Emocional e há mais de 16 anos que facilita ações de formação, workshops e programas de intervenção neste âmbito. Exerce atividade clínica privada com crianças, adolescentes e famílias. É casada há 18 anos e mãe há 12 da Beatriz e há 10 da Anita.

 

botao-inscricao-011-300x78

Nota importante: devido a maior afluência de inscrições para esta formação a mesma irá realizar-se na sala polivalente da Biblioteca de Palmela. Tem indicação do local no seguinte mapa