Inteligencia emocional: a intencionalidade das emoções na aprendizagem

As Neurociências, em particular os estudos de António Damásio, têm vindo a confirmar consistentemente o papel chave que os fenómenos emocionais desempenham na actividade cognitiva humana, nomeadamente no que se refere a actividades de percepção, atenção, planeamento, raciocínio, aprendizagem, memória e tomada de decisão. A emoção é actualmente entendida como uma importante componente da aprendizagem, as emoções, o pensamento e a aprendizagem estão todos  ligados. Além disso, as emoções são vistas também como as nossas personalidades e ajudam-nos na maioria das nossas tomadas de posição, o que leva a que estas se tornem uma fonte crítica de informações para a aprendizagem.
O DUA – Desenho Universal para a Aprendizagem acarreta consigo uma componente emocional em que os profissionais de educação  devem ter em conta. Tem a questão da rede de conhecimento (o quê na aprendizagem), a rede estratégica (o como na aprendizagem) e a rede afetiva (o porquê na aprendizagem). É nesta vertente que este encontro se materializa. Pela importância das emoções na aprendizagem e de que forma, com estratégias e casos práticos, podem profissionais de educação englobar as emoções nas suas práticas.

Assim sendo, convidamos Susana Cheis para connosco partilhar o seu conhecimento e experiência num encontro que ocorrerá no dia 16 de Fevereiro 2019  entre as 10h00-12h30 na Clínica da Educação em Palmela.

Objetivos
* O impacto das emoções positivas na aprendizagem
*Conhecer estratégias parentais e profissionais de intervenção
*Compreender a operacionalização das emoções no Desenho Universal para a Aprendizagem

A formadora é a Drª Susana Cheis, atualmente é Consultant Partner da Mindflow, desenvolvimento Pessoal e Organizacional. Susana Cheis é mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA e tem certificação internacional em Coaching, desde 2007.  Experiência anterior: É Coordenadora do Centro de Desenvolvimento e Formação do Colégio Campo de Flores, desde 2007. Foi Consultora Sénior da Forcerebrus, de 2003 a 2007. Foi Senior Consultant da área de Corporate Development da Alter Via em 2011. Foi docente no ISAG, na Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, em 2006/2007. Desenvolve também prática clinica de psicologia onde acompanha maioritariamente crianças.

 

(Inscrições esgotadas, estamos a organizar novo dia/horário)

 

botao-inscricao-011-300x78

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*