Em cada início de ano letivo, o mês de Setembro é esperado pelas crianças, principalmente pelas mais novas, pois permite o reencontro com os amigos e os professores. É o regresso à escola.

Importante tomar nota de todas as datas importantes, sobre o início das aulas já divulgadas no calendário escolar 2022/2023: quando começam e acabam os períodos letivos, quando se realizam as avaliações nacionais e quando acontecem as interrupções escolares.

Lidar com o fim das férias é difícil, sabemos, e o regresso à rotina pode ser complicado – quem nunca ouviu um “não quero ir à escola”? A adaptação à rotina depois das férias não é fácil, nem para os adultos nem para as crianças e adolescentes. Para a ajudar neste regresso e prevenir dificuldades sugerimos algumas recomendações que possam facilitar para um retorno à rotina escolar de forma mais tranquila para pais e filhos.

Devemos iniciar por aflorar as mudanças na rotina que se aproximam como o estabelecer dos horários previstos para esta nova fase que se iniciará. Iniciem por regular horários de sono para que o deitar e levantar não sejam um problema.

Um aspeto importante a não descurar é o reconhecimento e valorização do papel dos professores e a importância da escola. Valorize o esforço do seu filho e os sucessos conseguidos na sua aprendizagem.

O caminho é longo, como que uma maratona e cada passo é importante.