A Clementoni é uma empresa especializada na comercialização de brinquedos educativos e lançou o desafio a Renato Paiva a estar presente na sua iniciativa de apresentação à comunicação social dos seus brinquedos, mais em específico dos seus Robôs educativos.

Na apresentação aos meios de comunicação social da temática “Robótica Educativa para o futuro das Crianças”, no Lisboa Story Centre (http://www.lisboastorycentre.pt) organizado pela Clementoni e com a participação de Maribel Santos Miranda Pinto do projeto Kids Media Lab – U.M e Professora do Instituto Politécnico de Viseu e Helder Pernas da Clementoni Portugal, Renato Paiva fez o acolhimento da imprensa com um pitch a abordar  os” Factores que influenciam o Sucesso Escolar”.

A intervenção orientou-se num olhar ao que não se vê. Um evidenciar de que forma os brinquedos, o brincar e a tecnologia podem ajudar na maturação de competências paralelas ao currículo escolar e que cada vez mais importância assumem no sucesso, não apenas académico, mas de vida.

Skills como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a flexibilidade cognitiva, a empatia, a tomada de decisão, o relacionamento com os outros, a criatividade entre outros podem com facilidade ser estimulados através do brincar na infância.

As brincadeiras e os brinquedos não servem apenas para entreter. Tem uma intencionalidade educativa inerente. Vale a pena pensar nisto.