Perceber o normativo para saber intervir nos sinais de alerta da comunicação

A comunicação humana engloba todos os processos associados a compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como formas de comunicação não-verbal.

PERTURBAÇÃO DA LINGUAGEM NA CRIANÇA é uma dificuldade na aprendizagem da compreensão e / ou produção dos aspectos semântico, fonológico, sintáctico, morfológico e pragmático da linguagem.

Para chegarmos a um diagnóstico de perturbação da linguagem teremos que proceder á aplicação de provas/baterias de avaliação. Com estas podemos determinar o compromisso da linguagem e definir se estamos perante:

  • Perturbação da linguagem – PL
  • Perturbação especifica da linguagem PEL
  • Perturbação Articulatória – PA

Nos casos de crianças com perturbação da linguagem, a intervenção deve ter em conta os contextos e as pessoas envolvidas na educação da criança, devendo por isso ser multidisciplinar e adaptada a cada criança.

Estas e muitas outras informações teóricas assim como as estratégias práticas para em contexto educativo saber como trabalhar para superar adversiades na comunicação linguagem e fala com a nossa Terapeuta da Fala Cláudia Bolas.

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