Nesta segunda-feira, 10, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. Todos os anos, a 10 de outubro, a Federação Mundial de Saúde Mental (FMSM) pretende sensibilizar a população para a importância da saúde mental, identificando-a como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticas e socioeconómicas. Ao mesmo tempo, considera a FMSM que combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica também se faz através da comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental (DMSM).

A data, que pretende conscientizar pessoas e instituições sobre a urgência do tema, foi instituída pela Federação Mundial da Saúde Mental, em 1992. Em 2022, a celebração do Dia Mundial da Saúde Mental completa 30 anos.

A importância crescente deste Dia Mundial na defesa e promoção da Saúde Mental, assim como na sensibilização pública para o tema, assume nova dimensão quando o Secretário-Geral das Nações Unidas pronuncia uma mensagem anual. Atualmente, também a Organização Mundial da Saúde considera a Saúde Mental como uma das prioridades em saúde, ocupando os lugares cimeiros nos desafios das ações a desenvolver.

A data procura relevar a importância dos cuidados preventivos e também de longa data com o bem-estar psicológico. Pretende também chamar a atenção para perturbações de difícil diagnóstico, mas que ao mesmo tempo têm-se tornado cada vez mais comuns, como a bipolaridade, ansiedade ou depressão.