17 novembro 2021 (18-20h) – AtmosferaM Lisboa

Como ajudar crianças e adolescentes a lidar com as regras e com o Não.  

Nos tempos que correm torna-se cada vez mais pertinente poder-se repensar o valor das regras, dos limites, do saber e do poder dizer Não. Saber colocar regras, assim como saber dizer Não são ferramentas fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da vida mental das crianças e dos adolescentes. O Não significa o deparar-se com as barreiras e os limites necessários para saber viver com os outros em sociedade, como viver consigo, com as suas próprias limitações e a aprender a respeitar os limites do outro.

A apresentação de normas/regras sociais, assim como a utilização do Não por pais, educadores e professores tem vindo a tornar-se, desde há algum tempo a esta parte, uma questão pertinente no que diz respeito à disciplina e às necessidades básicas que se requerem para uma boa socialização.

Esta comunicação tem como objectivo global apresentar as Regras e o Não enquanto factores de regulação do princípio da realidade, o que se torna especialmente importante quando a criança e o adolescente se encontram a crescer e procuram, avidamente, qual o seu lugar na vida familiar, no contexto social entre pares, na hierarquia social alargada, entre outros. Parece pois ser importante refletir na necessidade da apresentação das regras e do Não enquanto pilares de organização psíquica que permitem à criança e ao jovem adolescente ser capaz de se organizar nas diferentes etapas de crescimento com que se depara. Ao mesmo tempo, a sua identidade e identificações tornar-se-ão mais sólidas e consistentes, na medida em que também aprende a lidar com as situações de frustração e de impotência ligadas à existência de limites e à presença do Não sem que as mesmas abalem a sua estrutura, a sua auto-estima e a relação com o mundo em seu redor.

     Aprender a lidar com a existência de regras e com o Não é uma forma de crescer e de perceber como o mundo interno e externo se organiza. Nesse sentido convidamos a Drª Maria João Santos para connosco partilhar o seu conhecimento e experiência no dia 17 de novembro 2021. Este encontro irá ocorrer no espaço AtmosferaM na Rua Castilho com início pelas 18h e término pelas 20h.