Com o regresso às aulas, a rotina das crianças muda drasticamente, especialmente ainda em tempo de pandemia, apesar do avanço positivo.

Numa forma de dar as boas-vindas a todos os alunos, a Clínica da Educação quis simplificar e desmitificar algumas informações:

Segundo as novas diretrizes da Direção-Geral da Saúde, os professores começam a ser testados entre 6 a 17 de setembro independentemente se vacinados ou não, para uma maior segurança tanto por parte dos docentes como dos alunos e encarregados de educação. Já os alunos do ensino secundário realizam a testagem do dia 20 de setembro até 1 de outubro. Seguidamente, concretizam-se as testagens do 3º ciclo entre os dias 4 e 15 de Outubro.

Relativamente ao uso de máscara, apesar de não ser obrigatório, é recomendado o uso de máscara das crianças entre os 6 aos 9 anos, assim como as do 1º ciclo (independentemente da idade). É de frisar que qualquer criança com idade igual ou superior aos 10 anos terá obrigatoriamente de usar máscara.

Apesar de não ser a norma habitual atual, a turma poderá encerrar presencialmente, assim como zonas específicas do estabelecimento de ensino ou até mesmo o estabelecimento total.

Estamos todos a passar uma fase complicada, no entanto, se existir cooperação e compreensão conseguimos ultrapassar tudo.

Bom regresso às aulas!